Entre Amigos

Centro de tecnologia e Inclusão para Pessoas com Deficiencias

 Na manhã desta terça-feira, 10 de dezembro, foi inaugurado o primeiro Centro de Tecnologia e Inclusão para pessoas com deficiência do país. Situado no Parque Estadual das Fontes do Ipiranga (Pefi), em São Paulo. O espaço será gerenciado pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, em parceria com a Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina - SPDM, responsável pela contratação de profissionais.


Estiveram presentes na inauguração a Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Dra. Linamara Rizzo Battistella, o Governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, a representante da Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina – SPDM, Eliane Nagayoshi e a deputada estadual Célia Leão, entre outros.

O Centro é composto por quatro casas e um teatro com capacidade para 50 pessoas, o centro conta com mil metros quadrados construídos e abriga 30 ambientes que irão oferecer orientação, aconselhamento profissional, atividades artísticas para estimular a relação interpessoal, laboratório de imagem e autocuidado e orientação e mobilidade para pessoas com deficiência visual, além de oficinas de Libras, braile e comunicação alternativa.

Além disso, haverá também atividades para formação de profissionais que atuam no segmento de pessoas com deficiência, como cursos de atualização para órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção, manutenção e cuidado para cadeira de rodas e formação de cuidadores ou atendentes de pessoas com deficiência.

Segundo a Secretária Dra. Linamara, o Centro será referência na área de tecnologia para pessoas com deficiência. “Este é um Centro que associa realmente a tecnologia de ponta ao conceito de inclusão”.  Ela ressaltou que “São Paulo não cansa de incluir e essa é a diretriz do Governador Geraldo Alckmin, que nos inspira e nos cobra em ações completas como esta que vai ensinar os gestores de RH a entenderem o valor da diversidade dentro do seu ambiente de trabalho”.

O Centro de Tecnologia e Inclusão tem entre seus objetivos o incentivo à inovação e fortalecimento do setor produtivo na área de ajudas técnicas. “A ideia é mostrar o quanto as tecnologias que atendem as pessoas com deficiência atendem a todos e com qualidade, de forma satisfatória, colocando na esteira desse novo mundo, na esteira dessa nova sociedade, o conceito mais claro de equidade, de justiça social e de desenvolvimento sustentável”, destacou a Secretária.

O Governador Geraldo Alckmin destacou a importância do Centro de Tecnologia e Inclusão atuar junto às pessoas com deficiência e aos profissionais da área, dando mais alternativas e tecnologia para a inclusão e de outro lado formando profissionais, cuidadores e linguísticos.

Todas as atividades são gratuitas e voltadas para pessoas com deficiência, cuidadores e familiares, além de profissionais voltados a questão da deficiência e de recursos humanos. As oficinas têm início em janeiro de 2014 e os interessados devem se inscrever no local. Anote o endereço: Rodovia dos Imigrantes km 11,5 São Paulo /SP. Fone: (11) 5588.4797.

Fonte: 
Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência Av. Auro Soares de Moura Andrade, 564 - Portão 10 Barra Funda - São Paulo - SP - Tel.: +55 11 5212.3700

Information

Secretaria de Educação do Estado de São Paulo
Conselho Mundial de Pais e Amigos do Deficiente Visual
Associação Síndrome de Angelman
Promove São Camilo
Ministério Público do Estado de São Paulo
Centro de Vida Independente Araci Nallin
Divisão de Educação e Reabilitação dos Distúrbios da Comunicação
Associação Brasileira de Assistência ao Deficiente Visual
Laboratório de Estudos em Reabilitação e Tecnologia Assistiva
Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social
Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Recreação.
União Mader
Abra-te
Obra Don Guanella
Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho
Conselho Estadual para Assuntos da Pessoa Portadora de Deficiência
Associação da Casa dos Deficientes de Ermelino Matarazzo
Divisão de Medicina e Reabilitação do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo
Procuradoria Regional do Trabalho da 2ª Região
INIS
Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo
Associação Brasileira da Síndrome de Williamns
Amigos Metroviários dos Excepcionais
Centro de Documentação e Informação do Portador de Deficiência - Rui Bianchi do Nascimento
Alô Vida - Fundação Orsa
SORRI-BRASIL
Associação de Pais e Amigos de Portadores de Deficiência
Associação de Pais Banespianos de Excepcionais
Associação Educacional para a Múltipla Deficiência
Abem

Logo do Sicorde

Logo da CORDE

Logo do Governo Federal

Logo Unicef

Valid XHTML 1.0 Strict

Valid CSS!

Logo DaSilva

Logo WebGoal - Simplificando Software

©2008 - Rede Entre Amigos